A Cirurgia Bariátrica Diminui o Risco de Câncer

De acordo com um estudo brasileiro publicado no jornal da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas “Obesity Surgery”, a cirurgia bariátrica não favorece somente o tratamento da obesidade mórbida e a redução de peso, mas também diminui o risco de câncer.

Estudos sobre câncer realizados por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com mais de 54 mil pacientes, mostraram que a incidência de câncer em pessoas que se submeteram a cirurgia bariátrica é de apenas 1,06 casos a cada mil pessoas por ano e de 2,12 casos a cada mil pessoas por ano naqueles que continuram obesos.

O que ainda não está claro para os cientistas é se o índice menor de câncer é resultado de mudanças metabólicas associadas à perda de peso após a cirurgia ou se o IMC mais baixo possibilitou o diagnóstico mais cedo, melhorando assim os resultados do tratamento. “É difícil separar os efeitos diretos da cirurgia e as mudanças associadas que ela proporciona aos pacientes. A cirurgia bariátrica está associada à redução do risco de câncer em pessoas com obesidade mórbida”, diz a líder do estudo Daniela Casagrande. Informações do Site:http://www.univadis.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s