Moringa oleífera, planta originária da Ásia e África é rica em vitaminas e sais minerais

Planta originária da Ásia e África, a Moringa oleífera – também chamada de acácia branca ou cedro – é uma planta amplamente rica em vitaminas e sais minerais, classificada como “milagre da natureza” por botânicos e biólogos, devido à vasta gama de propriedades, entre elas o combate à desnutrição.

É utilizada como alimento para os povos destas regiões há muitos anos e apresenta alta concentração de vitamina A, tendo quatro vezes mais betacarotenos que as cenouras. Apresenta também grandes quantidades de cálcio, ferro, zinco e aminoácidos essenciais. Estimula em grande escala o Sistema Imunológico, sendo recomendada para pacientes com AIDS.

A Moringa estimula o metabolismo basal, ou seja, a absorção da quantidade calórica ideal que o corpo necessita, aumentando a queima de gordura corporal. Além disso, também:

– Contribui para o controle da diabetes e do colesterol ruim (LDL);

– Pode aumentar a quantidade de leite produzido pelas lactentes;

– É uma importante aliada no tratamento contra a cegueira;

– Possui grande quantidade de vitamina C, muito acima das frutas cítricas;

– Pode ser usada em forma de pasta em tratamentos faciais,

– Apresenta capacidade de regular o hormônio tireoidiano, combatendo o hipertireoidismo.

No Brasil, utilizamos o extrato da folha para manipulação, mas suas folhas também podem ser consumidas e são uma excelente opção para combater a desnutrição. Outra importante curiosidade é que a semente da moringa pode ser utilizada para o tratamento da água. Isto é, nas regiões desprovidas de água potável, ela pode ser utilizada no processo de purificação da mesma.

*Por Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”, que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s