COMBATE AO AEDES MOBILIZARÁ MILHARES DE CRIANÇAS NOS CENTROS CULTURAIS DO BB

O Programa CCBB Educativo – que atende crianças do ensino fundamental em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo – passa a oferecer, de forma permanente, atividades lúdicas, oficinas e informações com foco no combate ao Aedes Aegypti

 A batalha contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikyngunya é parte agora dos programas educativos dos centros culturais do BB em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 2015. Mais de 400 mil crianças participaram do Programa que atende, sobretudo, escolas públicas de bairros carentes das capitais.

O lançamento desta nova fase de mobilização nas visitas guiadas de crianças aos CCBB, incluirá o “Projeto Música Encena”, ação cultural que fará parte da programação regular dos Projetos Educativos dos centros culturais do BB. Trata-se de um conjunto de ações lúdicas, interativas e performáticas que transformarão as informações sobre o combate ao mosquito em um tema permanente nos centros culturais. O objetivo é conscientizar para a ação prática, transformando, pela cultura, crianças e adolescentes como multiplicadores de boas práticas contra o Aedes aegypti na sociedade.

Além da iniciativa dos CCBBs, o Banco do Brasil mobiliza sua rede de agências e dependências de todo o país, que têm passado por vistorias para erradicar possíveis focos do mosquito, com prioridade para os 223 municípios com índices mais críticos da epidemia. As vistorias passam a ser semanais, como parte de uma sensibilização sistemática sobre o tema. As inspeções ocorrerão em ambientes internos e externos dos prédios, além de envolverem revisão de contratos de limpeza e jardinagem, de forma a garantir inclusão de cláusula sobre cuidados preventivos contra o mosquito. Além disso, serão oferecidos novos módulos de treinamento aos funcionários, de forma que todos possam atuar, junto aos clientes, nas ações mobilizadoras.

Como parte da campanha, as telas dos Terminais de Autoatendimento do Banco também divulgarão mensagens de conscientização durante todo o dia. As ações contra o mosquito em todo o país envolvem mutirões, inspeções em agências e aplicação de tecnologias sociais. Equipes de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, localizadas nas gerências regionais de gestão de pessoas do Banco, também estão orientando e dando apoio a essas vistorias. O Banco capacita funcionários como multiplicadores e já conta com 168 comitês que trabalham nas suas comunidades, além de iniciativas de funcionários e aposentados voluntários do BB. As ações de vistoria também abrangeram instalações de 1,3 mil AABBs (Associações Atléticas Banco do Brasil), em todo o País.

Por parte da Fundação Banco do Brasil, o combate ao mosquito inclui ainda a alternativa de aplicação de tecnologias sociais – conjunto de técnicas e metodologias simples, de baixo custo, desenvolvidos em interações com comunidades. Uma das iniciativas é o Projeto Dengoso, que envolve tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, do Piauí. Consiste na utilização de peixes para o controle e redução de larvas do mosquito. A eficiência no controle das larvas dos insetos, nos locais povoados e com adaptação dos peixes, é de 100%.

Programa CCBB Educativo

Até o final de 2015, o Programa CCBB Educativo já levou aproximadamente mais de 2 milhões de pessoas a conhecerem a programação dos CCBBs, inclusive com orientações sobre as grandes exposições. Dessas, cerca de 400 mil eram crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Para 2016, estão destinados R$ 4,5 milhões para o Programa, além de R$ 950 mil no transporte das escolas públicas para os Centros Culturais. O Programa propõe discussões acerca de conceitos ou de um tema, buscando trazer uma reflexão sobre o que é possível perceber de um mesmo objeto, obra de arte, ou mesmo outra pessoa, de várias maneiras diferentes. A partir de agora, o Programa debaterá sobre a importância do combate ao mosquito. As ações permitem construir pontes entre a abrangente programação dos CCBBs (em diversas linguagens artísticas) e o público visitante, seja qual for sua origem, faixa etária ou escolaridade, proporcionando experiências interativas e transformadoras.

Programa Educativo do CCBB SP

Música Encena Especial Combate ao Aedes

Quartas e sábados – 13h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo > Cinema

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)

Fone: (11) 3113-3651/52

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s