Está aberta a temporada de gripe, resfriado e H1N1. Como se proteger?

A gripe compromete gravemente cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano.

 

O outono e o inverno são caracterizados por temperaturas mais amenas e clima seco. É comum nesta época do ano o aumento no número de casos de problemas respiratórios. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano, a gripe compromete gravemente cerca de 3,5 milhões de pessoas. Entre elas, os mais afetados são crianças, idosos, portadores de doenças pulmonares, cardiopatas e imunocomprometidos. Para agravar ainda mais esse quadro, este ano, o Brasil enfrenta mais um tipo grave de gripe, a H1N1.

De acordo com o Dr. Marcos Galan Morillo, geriatra e clínico do Amato Instituto de Medicina Avançada, a gripe é caracterizada por sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, tosse seca com ou sem secreção, falta de ar, dor de garganta, dor no corpo, fadiga, coriza, faringite e congestão nasal. Não necessariamente todos juntos. Em alguns casos os sintomas podem evoluir para asma, que é uma doença alérgica, ou até mesmo sinusite e pneumonia.

Os fatores responsáveis pelo maior desenvolvimento de vírus e bactérias nesta época do ano são diversos. As alergias respiratórias pioram devido às infecções virais frequentes, ao aumento da poluição ambiental, às mudanças climáticas bruscas, ao ar seco e ao uso de casacos e cobertores que são usados depois de guardados por muito tempo, causando alergias. A falta de higiene como lavar constantemente as mãos, levar as mãos aos olhos e boca, e ambientes com pouca circulação de ar também são fatores propícios para o desenvolvimento da enfermidade.

Até o momento não existem remédios para curar a gripe. O tratamento só ameniza os sintomas. A prevenção é a melhor arma contra todos tipos de gripes. Portanto, manter a limpeza das mãos com água e sabão, o uso de desinfetantes a base de álcool nas mãos também é uma atitude efetiva e segura. Prefira o uso de toalhas de papel para secar as mãos. Combata à umidade, lave agasalhos e cobertores antes de usar, retire objetos que acumulam poeiras como livros ou almofadas dos ambientes e desinfete as superfícies tocadas frequentemente por várias pessoas como torneiras, corrimãos, teclados e mouses com um desinfetante comprovadamente efetivo.

“Manter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação aumenta a imunidade. Dormir bem, praticar atividades físicas, controlar o estresse e, todas as pessoas que não tem reação alérgica grave ao ovo e que não estejam em tratamento de doença que contraindiquem a vacinação, devem se vacinar. Essas são atitudes simples que podem evitar o contágio dos diferentes tipos de gripe”, explica Dr. Marcos Galan Morillo, do Amato Instituto de Medicina Avançada – http://www.amato.com.br .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s