Dicas para comer sem culpa durante as festas juninas

Quer aproveitar ao máximo as festas juninas e comer sem culpa quitutes deliciosos, como arroz doce, pamonha e bolos de diversos tipos? A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama, selecionou algumas dicas de como equilibrar as calorias dos alimentos neste período.

  • Arroz doce (100g = 160 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.

  • Bolo de fubá (100g = 350 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é uma boa fonte de fibras e vitamina A. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g), optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno. A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g) e para a canjica, diminuindo de 226 para 165 calorias (100g).
  • Pamonha (100g = 171 calorias): a nutricionista indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.
  • Pipoca: pode ser preparada sem óleo ou manteiga. Kátia explica que o milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou micro-ondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray.
  • Tapioca: rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Por isso, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. Um exemplo citado pela nutricionista é o Romeu e Julieta, que pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias).
  • Pé de moleque (100g = 487 calorias); paçoca (100g = 484 calorias): o amendoim é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação.
  • Pinhão (100g = 174 calorias): fonte de carboidratos, o pinhão tem um significativo teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Suas propriedades auxiliam no aumento de anticorpos no organismo.
  • Vinho quente (100 ml = 120 calorias): por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonoides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – que tem efeito cardioprotetor. Devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s