Em seu 3ºano, Setembro Amarelo ganha fortes aliados em São Paulo

Campanha mundial de prevenção do suicídio com participação ativa do CVV terá parcerias da Prefeitura de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado, Metrô e Shopping Vila Olímpia

 Os moradores de São Paulo e região vão se deparar com alguns pontos conhecidos iluminados de amarelo durante o mês de setembro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o CVV, ONG que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente há 54 anos, busca mobilizar a sociedade e autoridades no movimento Setembro Amarelo. A campanha foi criada pelo IASP – Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para sensibilização e conscientização sobre esse tema cercado de tabus e que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos.

Em 2015, diversos pontos famosos em todo o Brasil foram iluminados, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional em Brasília, a Catedral de Fortaleza e o Estádio Beira Rio em Porto Alegre.

“O movimento vem em um crescente”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV. “Nossa expectativa é que neste ano tenhamos muito mais pontos iluminados e centenas de ações nas ruas promovidas pelo CVV, por organizações parceiras ou por iniciativa de grupos independentes de pessoas preocupadas com a problemática do suicídio”.

Na capital e Grande São Paulo, serão iluminadas construções de destaque como o Monumento às Bandeiras e a Assembleia Legislativa, ambos em frente ao Parque Ibirapuera; a estação Sumaré do Metrô; a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, na Bela Vista; e a Estátua do Borba Gato, em Santo Amaro.

Além dessas sinalizações, ações como caminhadas, palestras e explicações ao público ocorrerão em diferentes dias – confira agenda parcial:

  • 10 de setembro (sábado) – estande na estação Tatuapé do Metrô.
  • 15 de setembro (quinta-feira), às 20h – 4ª Caminhada Noturna pela Valorização da Vida – saída em frente ao Theatro Municipal de São Paulo.
  • 16 de setembro, das 9h às 10h – Evento no Shopping Vila Olimpia – Valorização da Vida e Setembro Amarelo para funcionários, lojistas e frequentadores do Shopping.
  • 18 de setembro (domingo), às 10h – 4ª Caminhada pela Valorização da Vida – saída na Av. Paulista esquina com a Rua Augusta.
  • 12 de setembro (segunda-feira), das 14h às 18h – Evento na Assembleia

Legislativa do Estado de São Paulo – “Vamos falar de saúde emocional”, auditório Paulo Kobayashi, com participação de:

–         Alexandrina Meleiro, psiquiatra e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Psiquiatria – “A importância da campanha de prevenção do suicídio para a população”, e “Prevenção do suicídio: qual a realidade?”

–         Tino Perez, voluntário do CVV –“A importância do voluntariado do CVV para a manutenção da vida”.

–         Neila Campos, presidente da Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) – “Atividades psicossociais para familiares e pessoas com transtorno bipolar ou depressão”.

–         Karen Scavacini, psicóloga e membro da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) – Atendimentos aos sobreviventes do suicídio: familiares, amigos e profissionais de ajuda”.

–         Sonia Palma, psiquiatra e vice-presidente do conselho científico da Abrata – “Importância de estar alerta ao risco de suicídio na adolescência”.

Como ajudar

Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para o email setembroamarelo@cvv.org.br poderão ver o material compartilhado na fanpage do Facebook. do CVV (https://www.facebook.com/cvv141)  ou (https://www.facebook.com/setembroamarelo).

Sobre o suicídio

Todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida, resultado da falta de prevenção que poderia ter poupado pelo menos 28 dessas pessoas. São dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que causam espanto, mas retratam uma realidade de tabus e mitos. Em todo o mundo, estima-se que ocorra um suicídio a cada 40 segundos.

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site http://www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Mais informações: cvv.org.br / facebook.com/cvv141

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s